Recorra-run-logo-corrida-analise-rua-cor

Ciência e Conhecimento para sua corrida!

Buscar

A evolução na corrida de rua: sob o aspecto da fadiga nos 10k e 21k

O surgimento da fadiga durante os treinos de corrida é uma consequência fisiológica imposta pela modalidade, entretanto, pouco se discute como administrar essa fadiga ou como interpretar o momento da fadiga no treino ou na prova. Vale lembrar que durante a prova essa memória de fadiga se torna inviável uma vez que temos muitos elementos a administrar e pouca concentração para determinados objetivos secundários, como perceber a fadiga, por exemplo.


Nos atentamos então ao momento treino, em primeiro lugar é importante reconhecer o momento do treino em que se percebe a maior fadiga muscular e qual região está sendo mais exigida. Alguns autores indicam que a lesão ocorre quase sempre no momento próximo a fadiga, por isso, a relevância do tema.


Um estudo percebeu que a fadiga muscular alterou o passo da corrida na esteira quando realizada até a exaustão numa velocidade de 10 km/h, além de outros itens já relatos como um aumento da frequência cardíaca e aumento progressivo da concentração de lactato no sangue.


O treino na esteira, então, parece nos ajudar a perceber qual o momento exato de fadiga muscular ou indicar se há alguma alguma queixa ou fraqueza durante os 10 km/h.


Uma outra forma de monitorar esse treino na esteira é observar a contagem dos passos, uma vez, que é possível controlar a velocidade, por meio da interação com o solo, bem como uma constância no ciclo repetido da corrida. Sugere se então aos corredores iniciantes demandar um tempo de treino na esteira no intuito de adquirir ritmo.




Além do ganho de resistência, parece importante analisar com mais profundidade os fatores envolvidos na fadiga, reforçando que alguns desses aspectos repetidos os longo tempo, sem sua devida supervisão contribuíram de forma irreversível, para o surgimento de lesões por repetição.


Comente aqui, como você administra dores e fadiga durante os treinos mais longos?


Faz sentido? Se faz, curta nossa página do facebook.

https://www.facebook.com/recorrarun/


Espero que tenham gostado.

Até a próxima.


0 visualização