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Como diminuir a carga de impacto #maratona #42k

No último post discutimos um pouco a relação da sobrecarga na corrida no nosso sistema locomotor.


Conversaremos nesse post sobre um estudo que investigou o efeito do padrão de batida do pé, taxa de passos (cadência) e modificações na corrida, como mudança de postura de tronco e na redução da carga de impacto em corredores.


As taxas de carregamento (ou taxa de impacto) elevadas estão intimamente relacionadas ao estresse tibial e o desenvolvimento de lesões relacionadas a impacto na corrida. Milner e colaboradores (2006) observaram que corredores que sofreram uma fratura de estresse tibial exibiram taxas de carga de impacto significativamente maiores em comparação com controles saudáveis. A aceleração tibial de pico, pode então ser identificada como um preditor biomecânico de risco, por isso, a importância da análise biomecânica da corrida.


Estudos anteriores relataram que o aumento da cadência pode levar a uma redução nas taxas de carga vertical. Embora menos estudos tenham sido realizados, a relação entre a inclinação do tronco (tronco a frente) e a carga de impacto foi demonstrado que a energia da articulação do joelho (Arendse et al., 2004; Teng e Powers, 2014a), atividade dos músculos do joelho (Teng e Powers, 2016) e estresse articular femoropatelar (Teng e Powers, 2014b) estão ligados à inclinação do tronco em corredores.


MAS BIA ? É possível treinar e modificar dois elementos (ataque do pé e postura de tronco) ao mesmo tempo ?


Segundo esse grupo de estudos, SIM!



Isso foi feito com 19 corredores, usando feedback visual bidimensional e uma sugestão de áudio periódica, além de alterações auto-selecionadas.


Um contraponto dessa descoberta é o fato de que alguns corredores podem apresentar sobrecarga no tornozelo em decorrência dessa modificação, por isso, é preciso avaliar a individualidade, o histórico de lesão, para determinar de forma assertiva se essas mudanças serão bem vindas ou se vão prejudicar outros segmentos.


Me conta aí, você já PENSOU ou tentou um pequeno ajuste na sua corrida para compensar alguma dor ou desconforto ?


Vou gostar de saber :)


Referência: Foot strike pattern , step rate , and trunk posture combined gait modifications to reduce impact loading during running. Huang, Yangjian Xia, Haisheng, Journal of Biomechanics, 2019.


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