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Corrida de rua e sobrepeso combinam ?

Será que que corredores com sobrepeso sofrem algum prejuízo?


Sob o aspecto mecânico sabemos que a carga de impacto elevada pode ser prejudicial para os corredores, pois tem sido associada ao aumento do risco de fratura por estresse tibial e fascite plantar [1], entretanto se bem dosado e periodizado tende a auxiliar no processo de emagrecimento.


Já sabemos que o exercício aeróbio de qualquer natureza, incluindo a corrida são fundamentais para melhora da saúde geral, incluindo melhoras musculares, neuropsicológicas, metabólicas e fisiológicas. Só precisamos de alguns cuidados.


Então, devemos nos atentar:


  1. Priorizar aumentos gradativos no treinamento;

2.Atentar a dores articulares, respeitando os sinais do corpo;

3. Mesclar treinos de corrida e caminhada;

4. Monitorar a frequência cardíaca e trabalhar sempre numa zona entre 50 e 70% do seu máximo.


Os efeitos do aumento da atividade física no total e a gordura abdominal está bem estabelecida entre os autores. Devemos manter uma intensidade moderada a alta, bem controlada. A atividade física tanto aeróbia e de resistência é ALTAMENTE recomendada para perda de peso, prevenção de doenças associadas, diminuição da vulnerabilidade e recuperação de massa magra.

Caso seja seu caso, e você se identifique com a modalidade, deve investir ainda mais no monitoramento da frequência cardíaca e trabalhar aliado a dieta para melhora do quadro geral de saúde.


Explico um pouco mais nesse vídeo:




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Referência[1]: Foot strike pattern , step rate , and trunk posture combined gait modifications to reduce impact loading during running, Huang, Yangjian, Journal of Biomechanics, 2019.


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