Recorra-run-logo-corrida-analise-rua-cor

Ciência e Conhecimento para sua corrida!

Buscar

Corrigir a Postura na corrida evita prejuízos

Você já parou pra observar como é a sua postura durante a corrida?


O primeiro ponto a ser discutido é que devemos sempre associar a medida com presença de lesão. Entender a relação do tronco com lesão, por exemplo, nunca será uma fórmula exata e aplicável a a corredores com características diferentes. Entretanto, é importante dizer que o tronco é um componente  chave para corrigir a postura.


Nosso corpo tem naturalmente a capacidade de manipular a simetria e prover estabilidade, com o eterno objetivo de obter economia.


A questão é...

Existe um ideal?

  1. Opte sempre por um tronco mas anterior (dianteiro, a frente) ou um tronco mais ereto?

  2. Quanto mais ''anteriorizado'' melhor.


Os achados gerais indicam que a flexão do tronco diminuída ou seja em tronco mais ereto foi associado a maior carga no joelho, logo, o aumento da flexão ou seja o tronco mais à frente é usado para mudar consideravelmente a demanda articular e a relação de joelho quadril tornozelo [1].


Outro estudo de 2014, com 24 corredores assintomáticos procurou examinar a associação entre a postura do tronco e o estresse na articulação femoropatelar (PFJ) e determinar se a modificação da postura do tronco influencia o estresse na execução da corrida. A conclusão foi que a incorporação de uma inclinação do tronco para a frente pode ser uma estratégia eficaz para reduzir o estresse da PFJ durante a corrida [2], especialmente para aquele corredor com histórico de lesões e dor.


O que especialistas e treinadores sugerem é importância do trabalho de controle de tronco bem como fortalecimento de core/abdômem a fim de permitir uma instabilidade no nosso centro de massa, pranchas e exercícios estabilizadores fornecem ativação muscular básica e essencial para todo corredor.


Comente aqui como é a sua postura durante a corrida?



Referência 1: An Evidence-Based Videotaped, Souza R., 2016.

Referência 2: Sagittal Plane Trunk Posture Influences Patellofemoral Joint Stress During Running, Journal of Orthopaedic and Sports Physical Therapy44(10):1-31 · August 2014.

0 visualização