Recorra-run-logo-corrida-analise-rua-cor

Ciência e Conhecimento para sua corrida!

Buscar

Dor no tornozelo durante a corrida: O que pode ser?

VOCÊ SOFRE OU JÁ SOFREU COM ENTORSE NO TORNOZELO ? CONHECE ALGUÉM QUE SOFRE COM ESSE PROBLEMA?


A instabilidade do tornozelo é frequente em diversos esportes, entretanto, poucos profissionais entre técnicos e preparadores físicos se atentam a prevenir que esse tipo de lesão. Mas sabemos que prescrever exercícios para prevenir esse imprevisto pode ser a solução.


De todas as lesões do tornozelo mais de 85% envolve o complexo ligamentar  lateral, frequentemente observamos entorses por repetição, sensação de falseio são sintomas comuns, podendo ser precedida de solos estáveis e até planos.


Então se você sofre com uma sensação de frouxidão durante a corrida preste atenção: os sintomas da instabilidade crônica pode levar a um desgaste degenerativo. Por isso , é importante se atentar e intervir com tratamento adequado na fase aguda, ou seja no início dos sintomas.


Algumas precauções quando você sentir dores no tornozelo durante ou após a corrida:


  1. Peça a um profissional fisioterapeuta ou treinador físico pra verificar com a técnica de movimento de gaveta a identificação de uma possível frouxidão.

  2. O tratamento pode ser cirúrgico ou conservador, dependendo da situação.

  3. O essencial é melhorar a percepção de força da musculatura em volta e o ligamento e exercícios dinâmicos que aproximem a realidade da corrida.

  4. Se o seu caso for cirúrgico recomenda-se o uso de bota no pé por seis semanas, aceitar a descarga de peso após retirada da bota.

  5. Sugere-se ainda o andamento de força muscular leve depois de duas semanas, posteriormente inicia-se força muscular na academia e aí sim a transferência pra caminhada e trotes com a corrida.


O objetivo da intervenção seja cirúrgico ou não, é prover o retorno da estabilidade da região sem afetar a mobilidade do tornozelo garantindo um retorno das atividades.


Deem uma olhada no depoimento de quem sofre com isso...





Esse artigo te ajudou?

Comente e compartilhe com aqueles que têm esse problema.



Referência: Avaliação de instabilidade crônica tornozelo. Estudo do instituto de ortopedia e traumatologia de passo fundo RS, Foot Ankle 2018.

9 visualizações