Recorra-run-logo-corrida-analise-rua-cor

Ciência e Conhecimento para sua corrida!

Buscar

Exercício em casa #quarentena

Todos se perguntam, quais prejuízos vamos ter nesse período em casa, caso permaneça sem treinar?


Para responder a essa pergunta:


Os mecanismos que podem estar envolvidos nos benefícios ocasionados pelo exercício físico, provavelmente estão intimamente ligados a respostas imunes e à liberação de hormônios pelo indivíduo.


"Desta forma, o destreinamento físico resulta em perda das adaptações cardiovasculares e metabólicas adquiridas..."



Inerente aos benefícios adquiridos com o treinamento físico (princípio da adaptação) é o princípio da reversibilidade, o qual mostra que quando o treinamento físico é suspenso ou reduzido, os sistemas corporais se reajustam de acordo com a diminuição do estímulo. Desta forma, o destreinamento físico resulta em perda das adaptações cardiovasculares e metabólicas adquiridas, por exemplo, no caso do treinamento físico de resistência de longa duração, provocaria prejuízos no desempenho do atleta em modalidades específicas, diminuindo a capacidade de sustentar um exercício físico por um tempo mais prolongado em uma maior intensidade.


Entenda melhor as possíveis perdas nesse vídeo:



Oferecemos diversas dicas e ferramentas de como monitorar seu treino com segurança, sem perder seu efeito protetor no nosso organismo.



A questão fundamental é que a imunidade é afetada e o exercício físico tem efeitos modulatórios importantes sobre a dinâmica de células imunes e, possivelmente, sobre sua função.


Para entender melhor a função do exercício físico no sistema imunológico, é preciso reconhecer a ação de mecanismos e integrações. A variabilidade do tempo de avaliação da função destas células a seguir o exercício físico, o nível de aptidão física individual e os diferentes protocolos experimentais utilizados podem justificar os diversos resultados encontrados.


Há um consenso indicando que o exercício moderado realça a função imune e possibilita a redução da incidência de infecções, ao passo que o exercício exaustivo e de longa duração resulta em imunossupressão e aumento da susceptibilidade de infecções.

Não obstante, há evidências da ligação do sistema endócrino com o sistema imune, fato que pode ser influenciado pelo exercício físico.


Por isso a importância de se manter ativo em casa.


Faça exercício em casa!


Oferecemos diversas dicas e ferramentas de como monitorar seu treino com segurança, sem perder seu efeito protetor no nosso organismo.


Siga nosso insta e descubra:

https://www.instagram.com/biaraujo_personal/


Espero que tenha ajudado.

Faça sua parte, fique bem com saúde em casa.

Beijo,

até a próxima!


Refêrencia:

https://www.researchgate.net/profile/Raul_Manhaes-de-Castro/publication/255622412_Exercicio_fisico_e_sistema_imunologico_mecanismos_e_integracoes/links/00b495385416d92ded000000.pdf


0 visualização