Todos se perguntam, quais prejuízos vamos ter nesse período em casa, caso permaneça sem treinar?
Para responder a essa pergunta:
Os mecanismos que podem estar envolvidos nos benefícios ocasionados pelo exercício físico, provavelmente estão intimamente ligados a respostas imunes e à liberação de hormônios pelo indivíduo.
"Desta forma, o destreinamento físico resulta em perda das adaptações cardiovasculares e metabólicas adquiridas..."

Inerente aos benefícios adquiridos com o treinamento físico (princípio da adaptação) é o princípio da reversibilidade, o qual mostra que quando o treinamento físico é suspenso ou reduzido, os sistemas corporais se reajustam de acordo com a diminuição do estímulo. Desta forma, o destreinamento físico resulta em perda das adaptações cardiovasculares e metabólicas adquiridas, por exemplo, no caso do treinamento físico de resistência de longa duração, provocaria prejuízos no desempenho do atleta em modalidades específicas, diminuindo a capacidade de sustentar um exercício físico por um tempo mais prolongado em uma maior intensidade.
Entenda melhor as possíveis perdas nesse vídeo:
Oferecemos diversas dicas e ferramentas de como monitorar seu treino com segurança, sem perder seu efeito protetor no nosso organismo.
A questão fundamental é que a imunidade é afetada e o exercício físico tem efeitos modulatórios importantes sobre a dinâmica de células imunes e, possivelmente, sobre sua função.
Para entender melhor a função do exercício físico no sistema imunológico, é preciso reconhecer a ação de mecanismos e integrações. A variabilidade do tempo de avaliação da função destas células a seguir o exercício físico, o nível de aptidão física individual e os diferentes protocolos experimentais utilizados podem justificar os diversos resultados encontrados.
Há um consenso indicando que o exercício moderado realça a função imune e possibilita a redução da incidência de infecções, ao passo que o exercício exaustivo e de longa duração resulta em imunossupressão e aumento da susceptibilidade de infecções.
Não obstante, há evidências da ligação do sistema endócrino com o sistema imune, fato que pode ser influenciado pelo exercício físico.
Por isso a importância de se manter ativo em casa.
Faça exercício em casa!
Oferecemos diversas dicas e ferramentas de como monitorar seu treino com segurança, sem perder seu efeito protetor no nosso organismo.
Siga nosso insta e descubra:
https://www.instagram.com/biaraujo_personal/
Espero que tenha ajudado.
Faça sua parte, fique bem com saúde em casa.
Beijo,
até a próxima!
Refêrencia: