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O que todo corredor DEVERIA FAZER na quarentena #treinomobilidade

Por que não vemos artigos ou orientação de blogs e jornais de corredores falarem sobre a importância da mobilidade articular?


A fim de introduzir, qual a função da articulação na corrida?


  1. Orientar e permitir o deslizamento suave dos movimentos

  2. Suportar cargas

  3. Dissipar energia


No processo natural vamos observar um equilíbrio entre reparo e estresse no esporte. Quando observamos problemas ou patologias relacionadas a articulações, teremos várias deficiências na estabilidade e na mobilidade. O que pode afetar a interação harmoniosa entre músculos, articulações e informações sensoriais durante tarefas locomotoras[1], incluindo a corrida de rua.

Para evitar esses prejuízos e sobrecargas extras, e até mesmo lesões, precisamos de uma saúde articular, que dependerá da integridade das estruturas articulares e da tensão dos tecidos. A mobilidade então é a única capacidade física capaz de bloquear a produtividade das demais capacidades físicas, seja de força e/ou de estabilidade.

Alguns estudos trazem a interferência de uma articulação sobre a outra, por isso a importância de dar atenção a todas as articulações exigidas na corrida, uma vez que uma articulação com pouca mobilidade afetará negativamente no desempenho da outra.


Como trabalhar essa capacidade então Bia? Como melhorar a corrida?


Simples, com exercícios de flexibilidade dinâmica, no caso da corrida reforçar ainda mais esse trabalho para membros inferiores, como quadril e joelho.

Trago alguns exemplos nesse vídeo aqui:



Vários estudos reforçam que uma mobilidade articular melhorada otimiza E MUITO o desempenho na corrida.

Quer mais motivos ainda para melhorar sua mobilidade articular? Lá vai...


Para resumir os benefícios da mobilidade articular:

  • Alivia dores nas costas, articulações e musculares

  • Melhora tensões dos joelhos, tornozelos e pés

  • Melhora a postura e a flexibilidade

  • Promove o relaxamento de tensões musculares

  • Evita lesões

  • Aumenta o desempenho do movimento

  • Promove bons padrões de movimento

  • Melhora a propriocepção

  • Recupera a amplitude de movimento


Agora é a hora que você me diz que vai começar hoje mesmo esse trabalho tão essencial para a corrida de rua certo ?!


Espero que tenham contribuído

Compartilhe com quem você gostaria que evitasse lesão e diminuísse as dores.

Beijinhos

Até a próxima


Referência 1: Intralimb Coordination Patterns in Absent , Mild , and Severe Stages of Diabetic Neuropathy : Looking Beyond Kinematic Analysis of Gait Cycle, Yi, Liu Chiao, 2016.


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