Recorra-run-logo-corrida-analise-rua-cor

Ciência e Conhecimento para sua corrida!

Buscar

Sobrecarga na corrida ?!

As vezes me pergunto, acho curioso, mas as discussões sobre as aspectos negativos do esporte não são divulgadas ou refletidas.

A corrida, por exemplo, é uma modalidade que exige sobrecarga correspondente a várias vezes o peso do corpo*, isso repetidamente, por longos km.

Logo, especialmente as provas de longa duração exigem esforços que nem sempre estamos habituados, ou seja, mesmo você treinado, o organismo não está tão familiarizado com tanto stress, exigido durante a prática. Não precisamos ir longe para ver o efeito do esporte em exaustão, em carreira de atletas, que treinam 8, 9 horas por dia. NÃO É MESMO ?!


Mas Bia, você quer dizer que o esporte não faz bem ?


Não disse isso !


A distribuição de carga, como um fator de estresse durante a corrida é interesse de diversos estudos e nos ajuda a responder sobre o real impacto da corrida no aparelho locomotor.


O estudo de Liew (2016), relata que a carga incremental foi positivamente relacionada com a potência articular. Entretanto, o mesmo estudo trás que a dorsiflexão do tornozelo aumentada pode demandar um peso total da corrida elevado, ou seja, um estresse aumentado no tendão de Aquiles. Essas análises e discussões ilustram os potenciais riscos relacionados a carga durante a corrida, o que é muito positivo.


Todos corredores deveriam saber que para cada distância há magnitudes e choques diferentes durante a corrida.



Como assim ?

Pois, a cinemática (estudo da qualidade do movimento) junto a técnicas de identificação de carga conseguem nos fazer entender qual real impacto da corrida no nosso corpo durante um treino ou uma competição. Não tem como não amar a ciência não é mesmo ?!

Nesse link trago uma solução prática para detectar a magnitude da sua corrida na esteira:

https://hotmart.com/product/analise-mecanica-da-corrida/Q21805811K?sck=HOTMART_SITE


Sim, de novo, ela está presente para nos ajudar a entender.

Para atingir nossos objetivos, é preciso algumas reflexões: qual será o real impacto do meu peso sobre os tecidos ? seja muscular, ósseo e bio-materiais ?


Esses estudos são de extrema importância, pois o transporte da massa corporal influencia o poder/atuação da articulação que facilita ou prejudica o corpo durante o movimento.


Um exemplo, ao longo de muitas passadas e km rodados para suportar o aumento do peso total na corrida, quase sempre, há aumento da demanda mecânica. Por esse motivo se preocupe com a preparação na pré corrida. Ela é de suprema importância, caso você escolha a longevidade na corrida.


Se interessou por esse estudo ?

Se liga nesse que trago uma comparação da corrida descalça (minimalista) com a corrida de tênis.



até a próxima,

beijinho


15 visualizações