Recorra-run-logo-corrida-analise-rua-cor

Ciência e Conhecimento para sua corrida!

Buscar

A música durante o treino é aliada ou inimiga ? #corridaderua


Será que a música e outros estímulos como o visual influenciam no desempenho no esporte durante os treinos?


Esse grupo de estudos apostou que SIM.


É de extrema importância investigar novos meios que potencializam e estimulem a prática de atividade física, segundo os autores a música pode ajudar a melhorar os resultados psicofisiológicos que vão afetar POSITIVAMENTE o estado de humor, a sensação de esforço, modificando indiretamente respostas hormonais e metabólicas advindas do exercício.

As estratégias que incluem música no treino parecem favorecer a prática, capaz de possibilitar uma melhora no desempenho e menor percepção de esforço.


EITAAA QUE NOTÍCIA BOA.

Então isso vale para MELHORAR A CORRIDA?


Então podemos SIM pensar em treinar com música, quando o enfoque for aumentar a intensidade na esteira, por exemplo.

O estudo verificou a interação da música mais rápida com resultados positivos nas variáveis de distância, potência e cadência.

Podemos então observar uma melhora:


  • Potência (watts)

  • Percepção Subjetiva de Esforço

  • Fadiga (comparação pré e pós treino)


Vídeo completo:




É importante dizer que esse estudo analisou dados de uma sessão de treino apenas, ou seja, temos evidência dessas melhoras com efeito agudo (momentâneo) e não crônico (ao longo do tempo).

Quando estudamos recursos ergogênicos de caráter psicológico, os autores confessam que há certa subjetividade nos resultados, entretanto, há indícios de modulações positivas no âmbito sensitivo, melhor estado motivacional e estado de ânimo. Podendo então ser um recurso valioso para aqueles que ainda não conseguem manter uma frequência na prática.

O lado negro da história é que se você quer melhorar técnica, qualidade de movimento ou mudar padrão de pisada por exemplo, o estímulo musical pode ser um inimigo.


Então se atente ao objetivo daquele treino.


Aprendemos que:


Melhorar técnica?

SEM MÚSICA


Melhorar distância?

COM MÚSICA


Melhorar humor?

COM MÚSICA


Faz sentido?

Então compartilhe!

beijinhos


REFERÊNCIA: Influência da música em variáveis psicofisiológicas durante um exercício submáximo em ciclossimulador. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde.Rev Bras Ativ Fis Saúde p. 532-542 DOI: http://dx.doi.org/10.12820/2317- 1634.2012v17n6p532. Grupo de estudo e Pesquisa em sistema neuromuscular e exercício, Centro de Educação Física e Esporte, Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil.

22 visualizações